Pode parecer muito saudável optar pelo suco na hora do almoço, mas saiba que nem sempre ele deve ser a primeira escolha para pacientes com diabetes.

Se puder, dê preferência a frutas in natura como opção de sobremesa. Elas são mais nutritivas por conta das fibras, que auxiliam no controle da glicemia e da saciedade.  Embora a quantidade de frutas deva seguir um plano alimentar individualizado, a recomendação do Ministério da Saúde para a população brasileira em geral é o consumo de pelo menos três porções por dia.

Dê preferência às frutas ricas em fibras ou que podem ser consumidas com casca, como maçã, pera, ameixa e laranja com bagaço. A fibra, além de ser nutritiva, ajuda a diminuir a velocidade em que o açúcar é absorvido, controlando o pico de glicemia.

O suco, devido ao seu processamento (quando é batido, espremido), pode perder alguns nutrientes e concentrar mais carboidratos em forma de frutose. Se você se satisfaz com uma laranja, imagine que ao tomar o suco há concentração do açúcar de duas frutas no copo.

Não é que o suco deva ser abolido, mas quando for tomá-lo, acrescente fibras para tornar a digestão mais lenta. Uma folha -- como couve -- ou grãos -- como chia e linhaça -- já ajudam bastante.





Tags: fruta; suco; diabetes; açúcar



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários