Quem é hipertenso já deve ter ouvido que é preciso seguir o tratamento à risca, pois quando a pressão está descontrolada pode trazer riscos à saúde e desencadear complicações. As mais conhecidas são infarto e derrame, mas muita gente não imagina que pressão alta pode provocar também a perda da visão.

Como a hipertensão arterial afeta a intensidade do fluxo sanguíneo, todos os lugares pelos quais o sangue passa podem sofrer. Quando a pressão está muito elevada, pode provocar danos nos vasos dos olhos, particularmente da retina, responsável por transmitir a mensagem da luz que incide sobre o que enxergamos até o nosso cérebro. Quando a retina é afetada por doenças ou complicações, o tratamento é difícil, pois trata-se de uma área muito sensível. No pior cenário, pode ocorrer a perda completa da visão.

Quando alterações na retina são identificadas precocemente, o tratamento é focado no controle da pressão arterial, impedindo a progressão das lesões. O ideal é fazer o exame de fundo de olho anualmente. Mas se sentir qualquer dificuldade na visão antes de completar esse intervalo, não hesite: procure logo um oftalmologista, principalmente se você for hipertenso.

 





Tags: hipertensão; perda da visão; retina; pressão; fundo de olho



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários