A hipertensão é uma doença silenciosa na grande maioria dos casos. Por esse motivo, algumas pessoas passam muito tempo sem saber que têm a doença. No entanto, em fases avançadas ou quando há um aumento abrupto da pressão, podem surgir alguns sintomas, entre eles a dor de cabeça, muitas vezes na altura da nuca.

Se começar a sentir esse tipo de dor, meça a pressão arterial para verificar se ela está muito elevada. Se os números estiverem acima de 18 por 12, trata-se de uma crise hipertensiva, que é uma emergência médica e exige atendimento imediato. Nesse caso, procure um serviço de saúde rapidamente.

O ideal é que o paciente não chegue a esse ponto. Daí a importância da adesão ao tratamento, que inclui mudanças no estilo de vida, como se alimentar de forma saudável, praticar atividade física regularmente, reduzir o consumo de sal e, claro, não fumar.

Porém, em muitos casos, apenas a mudança de hábitos não é suficiente, é preciso também tomar medicamentos diariamente. O paciente não deve em hipótese alguma interromper a medicação ou mudar a dosagem sem antes consultar o médico.





Tags: hipertensão; dor de cabeça; alimentação saudável



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários