Você já ouviu falar sobre a tireoide? Ela é uma glândula localizada na região do pescoço, em frente a traquéia e produz hormônios essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Mas você sabia que disfunções dos hormônios da tireoide podem afetar o controle da glicemia e vice-versa?

Quando a glicemia está descontrolada, ou seja, muito acima do recomendado, ela interfere diretamente na produção dos hormônios, causando uma queda nos níveis.

Também foi constatado que pessoas que possuem diabetes podem ter produção excessiva ou insuficiente desses hormônios (hipertiroidismo e hipotiroidismo, respectivamente), o que é prejudicial à saúde, já que coração, fígado, entre outros órgãos, dependem deles em um nível específico.

Pessoas com diabetes tipo 1 possuem três vezes mais riscos de desenvolver problemas na tireoide do que pessoas sem diabetes. Como ambas as doenças são autoimunes, isso é, quando o corpo ataca o próprio organismo, elas têm a tendência de se associar. 

Por isso lembre-se: O ideal é controlar o diabetes, mantendo o tratamento recomendado. Caso sinta algum sintomas que possa estar relacionado a tireoide, como perda repentina de peso, ressecamento da pele, queda de cabelo ou alteração na frequência cardíaca, procure um endocrinologista.





Tags: diabetes, tireoide, problemas associados, drauzio varella, glicemia, glândula



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários