Colesterol alto no sangue é um perigo constante. Mais preocupante ainda se você já foi diagnosticado também com hipertensão.  

O excesso de gordura no sangue, com alto nível de colesterol ruim (LDL), pode dificultar a circulação do sangue pelos vasos e artérias de todo nosso organismo.

O colesterol ruim fica depositado nas paredes dos vasos e podem formar placas de gordura. Essas placas, diminuem o espaço que o sangue tem para passar e resulta no aumento da pressão arterial. É o mesmo que ocorre quando diminuímos a abertura de uma mangueira que está jorrando água: o fluxo de água começa a sair mais forte. Assim, a alta pressão danifica as paredes das artérias e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Quem tem hipertensão descontrolada tem maior risco de infarto, AVC e outras doenças. Se o colesterol estiver alto, o risco aumenta ainda mais.

Por isso, é importante se cuidar. Sempre meça sua pressão. De preferência, tenha um aparelho em casa para poder medir diariamente. E se ela estiver alta, procure logo um médico. Não se esqueça também de praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável, com pouca gordura e bastante verduras, legumes e frutas.





Tags: colesterol; dieta; hipertensão;



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários