Você já está cansado de saber que deve deixar baixo o nível do LDL, o colesterol ruim. Mas o que muita gente não sabe é que, ao mesmo tempo, devemos aumentar nossa quantidade de HDL, o colesterol bom. Quando está em um nível elevado, ele contribui para “filtrar” o sangue, diminuindo o risco de formação de placas de gordura e, consequentemente, de doenças cardiovasculares.

Conheça 3 alimentos que auxiliam no aumento do nível de HDL:

Além de ser um grande aliado no aumento do colesterol bom, o azeite é um tipo de óleo fácil de incorporar no dia a dia, principalmente por não faltar na cozinha dos brasileiros. Evite utilizar em frituras, pois quando aquecido suas propriedades são alteradas e ele pode se tornar prejudicial à saúde.
Seja na salada ou na vitamina, o abacate é uma outra boa fonte de gordura que aumenta o nível do HDL. O alimento também é uma ótima fonte de fibras. Mas cuidado com acompanhamentos comuns que acabam deixando o consumo de abacate muito calórico: não exagere no açúcar nem no leite ao consumi-lo.

Castanhas em geral, como nozes, castanha-de-caju, amêndoas, entre outras oleaginosas, são uma ótima fonte de gordura que contribui com o aumento do colesterol bom. Uma boa opção mais em conta é o amendoim sem sal. Mas não exagere na quantidade. Um punhado de um deles ou de um mix de algumas variedades é suficiente.

Não se esqueça: além de acompanhar os níveis de colesterol, praticar atividades físicas e ter uma alimentação balanceada são essenciais para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Converse sempre com seu médico e procure um nutricionista para que ele lhe passe uma dieta adequada, baseada no seu perfil, e não regimes aleatórios que podem provocar falta de nutrientes.





Tags: colesterol; HDL; gordura; alimentos



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