Controlar os níveis de colesterol no sangue é uma das principais maneira de se manter saudável. Mas existem condições - como predisposição genética - que podem manter os níveis elevados mesmo que você leve uma vida saudável, com ingestão de pouca gordura e exercícios regulares. Para você prevenir problemas graves como infarto e AVC por conta dessa gordura, é necessário fazer um exame de sangue simples, que irá revelar se seu nível de colesterol total (HDL, LDL e triglicérides) está dentro dos limites de referência.

A idade certa para medir o colesterol varia a cada grupo. Pessoas sem fatores de risco podem fazer o exame a partir dos 30 anos, uma vez por ano. Já aqueles com histórico familiar de colesterol alto e doenças do coração, ou que apresentam hipertensão, diabetes, obesidade, precisam ser avaliados mais cedo, entre os 15 e 20 anos.  

Não perca tempo e procure um médico regularmente. O colesterol alto é uma doença silenciosa, portanto, precisa ser investigada periodicamente mesmo que você não sinta nada. E atenção: É comum associar colesterol alto a sobrepeso e obesidade, mas o problema pode atingir também pessoas magras. Por isso, todos devem fazer os exames. Dependendo do resultado, você deverá mudar o estilo de vida e, às vezes, começar a tomar medicamentos com disciplina.  

 

 





Tags: colesterol; exames; sobrepeso ;



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários