Pessoas com obesidade possuem maior risco de desenvolver diversas doenças ao longo da vida. Esse também é um fator para o desenvolvimento do diabetes, principalmente quando aliado ao consumo excessivo de açúcares e carboidratos. Mas você sabe por que existe essa relação?

A obesidade é caracterizada pelo excesso de gordura corporal. Esse acúmulo de gordura faz com que o pâncreas produza mais insulina, e para se proteger as células do excesso desse hormônio, o organismo desenvolve a resistência insulínica.

Dessa forma, a glicose deixa de ser metabolizada de forma adequada e passa a circular no sangue, causando o diabetes. Além do excesso de peso, o acúmulo de gordura na região abdominal também pode ser uma condição que favorece a resistência à insulina. O risco de desenvolver o diabetes aumenta quando outros fatores de risco se sobrepõem, como sedentarismo, hipertensão e colesterol alto.

O ideal é se prevenir, adotando uma alimentação balanceada, praticando atividades físicas e fazendo exames regularmente para verificar a glicemia. Caso receba o diagnóstico, siga o tratamento recomendado pelo médico à risca. Não deixe de tomar os medicamentos, eles são essenciais para controlar a doença.





Tags:



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários