Todo mundo está cansado de ouvir que para prevenir a hipertensão arterial é preciso pegar leve no sal, pois o sódio está diretamente ligado ao aumento da pressão. Mas existe outra mudança na alimentação que pode auxiliar: a inclusão de potássio.

O corpo possui uma membrana conhecida como bomba de sódio-potássio. Ela é responsável por absorver o potássio e expelir o sódio do corpo. Quanto mais regular for o consumo de potássio, menos sódio em excesso teremos, prevenindo a hipertensão. De quebra, o potássio ainda aumenta a densidade óssea e reduz os riscos de danos cardiovasculares.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é ingerir 3,5 gramas de potássio por dia. Você pode encontrá-lo em frutas, verduras e legumes variados, sendo o mais conhecido a banana. Como referência, 100g de banana prata (mais ou menos uma unidade) têm em torno de 358mg de potássio. Mas você não precisa comer todo dia mais que 10 bananas. O nutriente é encontrado também em mexerica, maracujá, abacate, extrato de tomate, couve-manteiga crua, beterraba, alface lisa, rabanete, cenoura, aveia e amêndoa. Inclua porções desses alimentos na alimentação diária para garantir a ingestão!

Além do consumo excessivo de sódio, outros fatores de riscos estão associados à pressão alta, como sedentarismo, consumo exagerado de bebidas alcoólicas e tabagismo. Mudar a alimentação e outros hábitos é essencial para reduzir o risco de ter a doença e indispensável para quem já tem o problema.





Tags: potássio; hipertensão; sódio; alimentação



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários