Quem convive com o diabetes sabe que deve tomar alguns cuidados que vão além do tratamento, como ficar atento a feridas e machucados nas pernas e pés, por exemplo. Mas pouco se fala sobre a higiene bucal, essencial para manter a saúde e qualidade de vida das pessoas com a doença.

Elas têm um risco maior de desenvolver problemas bucais. Isso porque o diabetes afeta a imunidade e os riscos de infecções aumentam. Além disso, os distúrbios de cicatrização, comuns em quem tem a doença, também podem tornar mais complicado o controle de problemas bucais, como gengivite e periodontite, que pode levar à perda óssea.

Existe, também, o risco dessas inflamações descompensarem a glicemia, já que elas provocam um aumento da resistência à insulina. Isso pode aumentar o risco de outras complicações diabéticas, e uma situação pode levar à outra: a doença periodontal leva ao aumento da glicemia, e o aumento da glicemia leva a um maior risco de doença periodontal.

O ideal é realizar a limpeza da boca corretamente, e sempre se atentar a sangramentos e inflamações. Escove os dentes, utilize fio dental e vá ao dentista pelo menos uma vez ao ano. Faça seu tratamento para diabetes corretamente, de acordo com a prescrição médica. Assim, o risco de complicações diminui e você tem mais qualidade de





Tags:



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários