Pacientes com diabetes sabem que precisam ficar atentos à alimentação, mas você já ouviu falar que o estresse pode ser prejudicial para essa população?

Sob situações de estresse, como em uma situação de perigo, o organismo libera altos níveis de hormônios que impulsionam a oferta de energia na forma de gordura e açúcar.

No caso de pessoas com diabetes, a insulina pode não ser suficiente para levar o açúcar para dentro das células, o que faz com que a glicemia se eleve.

Além de auxiliar no controle do diabetes por contribuir com a manutenção do peso, praticar exercícios ajuda a reduzir o nível de estresse. A atividade física libera endorfinas, que proporcionam sensação de bem-estar.

Ainda assim, o ideal é procurar eliminar os agente estressantes. Se você passa muito tempo preso no trânsito, mude seu trajeto ou experimente ir alguns dias de transporte público. Se sua carga de trabalho é muito pesada, converse com os responsáveis ou até mesmo reveja sua profissão. É claro que nem sempre é fácil, mas atividades terapêuticas (como meditação ou cursos de sua preferência) e conversar com um profissional, como um psicoterapeuta, podem ajudar nessa caminhada.

 





Tags: diabetes ; insulina; alimentação; glicemia



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários