Ter uma boa noite de sono é essencial para recarregar as energias após um dia de trabalho ou de estudos. Mas você imaginaria que é importante também para o metabolismo do colesterol?

Pessoas com privação de sono (que dormem menos que o corpo necessita) podem sofrer uma diminuição do nível de colesterol bom, responsável por filtrar o colesterol ruim do sangue. Ou seja: quando se dorme mal, o HDL cai e o LDL sobe. Isso pode ocorrer também com quem possui apneia do sono.

Apesar de o período ideal de sono ser muito individual, pessoas adultas precisam em média de 7 a 9 horas de sono por dia. Uma semana de privação do sono já pode provocar desequilíbrio dos níveis de colesterol, considerado um fator de risco para doenças cardíacas graves como infarto.

Daí a importância de manter um estilo de vida que inclua uma boa noite de sono. Algumas dicas simples podem ajudar: Evite ingerir álcool, bebidas com cafeínas e alimentos pesados antes de deitar. Criar uma rotina, procurando dormir e levantar sempre no mesmo horário, também pode contribuir para melhorar o sono. 

Se ainda assim você sofre de privação de sono por longos períodos, procure um médico. Muitas vezes, é preciso acompanhamento profissional para superar o problema.

 





Tags: sono; colesterol; privação do sono; metabolismo



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários