O diabetes é uma doença silenciosa que pode atingir também a visão.   
Isso ocorre por conta do excesso de açúcar no sangue, que leva a um acúmulo de células nas paredes dos vasos da retina, causando estreitamento e, às vezes, bloqueio do fluxo sanguíneo. Como o sangue não consegue fluir normalmente, ele acumula em determinadas regiões e cria microaneurismas (dilatação anormal do vaso). Dessa maneira, acaba havendo desgaste na parede do vaso até que ele se rompa e haja extravasamento de sangue e outros fluidos na retina ou infiltração de gordura, o que compromete a visão.

Como essas ocorrências podem prejudicar a irrigação e oxigenação de algumas regiões, podem surgir novos vasos que tentarão suprir a demanda. Esses vasos, porém, são frágeis, e podem romper, provocando problemas de visão.

O indivíduo fica com a visão embaçada e as imagens parecem desfocadas ou manchadas. Se não houver uma intervenção a tempo, os sintomas podem caminhar para uma hemorragia nos vasos oculares e perda total da visão.

Daí a importância de detectar a doença bem no início, já que nessas condições a chance de se conseguir retomar a visão é de mais de 90%.

Lembre-se: Se você tem diabetes, é importante consultar um oftalmologista anualmente para fazer o exame de fundo de olho, e é importante manter essa rotina mesmo que você esteja com a doença controlada.

 





Tags: diabetes; visão; oftalmologista



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários