As gorduras não são todas ruins

Quando pensamos em gordura, geralmente nossa ideia é de algo prejudicial à saúde, mas essa é uma ideia equivocada. Existem três tipos principais de gorduras encontradas em alimentos: trans, saturadas e insaturadas. Cada uma tem efeito diferente em nosso organismo.

Gorduras ruins

Gorduras Trans: São o tipo mais prejudicial, devem ser evitadas ao máximo. Esse tipo de gordura é comum em alimentos processados, como biscoitos recheados, margarinas, salgadinhos, cremes vegetais e sorvetes. O consumo deles deve ser muito reduzido, pois aumenta o risco de doenças do coração.

Gorduras Saturadas: Também é considerada um tipo ruim, pois aumenta o nível de LDL, o chamado colesterol ruim, que pode formar placas de gorduras nas artérias e aumentar o risco de infarto e outras doenças cardiovasculares. Geralmente, são encontradas em alimentos de origem animal como carne, pele de frango, queijo, manteiga, leite e laticínios integrais.

 

Gorduras boas
 

Gorduras insaturadas: No grupo das gorduras boas estão as insaturadas (poliinsaturadas e monoinsaturadas). Elas devem fazer parte das suas dietas, pois contribuem para diminuir os níveis de LDL e de triglicérides. Estão presentes em azeite de oliva, abacate, peixes e óleos de canola e de milho.

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