Parte da população acredita que a pressão alta só atinge os mais velhos. Não é verdade. A hipertensão pode atingir pessoas de todas as idades,  até crianças e adolescentes. Mas por que então os idosos são os mais afetados por essa doença crônica? Será que existe alguma ligação?

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 60% das pessoas com mais de 65 anos, moradoras das capitais brasileiras, convivem com a hipertensão. Apesar de ser uma doença causada por diversos fatores, a idade está sim relacionada com o aumento da pressão arterial.

Isso ocorre porque com o passar dos anos, nossos vasos e artérias se tornam mais rígidos e estreitos, aumentando a pressão que o sangue faz ao correr. Se a pessoa já tem outros fatores de risco, com o avanço da idade fica mais evidente e aumenta a possibilidade de desenvolver a doença.
 

O ideal é começar desde já a prevenção, independente da sua idade. Evitar comer sal em excesso, praticar atividades físicas, não fumar e evitar beber em excesso. Acompanhe sua pressão aferindo pelo menos uma vez por ano. Caso já tenha diagnosticado a doença, siga o tratamento recomendado pelo médico.





Tags:



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários