Cultura e educação são instrumentos primordiais para qualidade de vida e motivação social

Dimensões da humanidade, capazes de expressar e, ao mesmo tempo, constituir uma visão de mundo, cultura e educação são setores que geram conhecimento, sentimento de pertencimento e bem-estar.

Embora a escola seja o ponto de referência para esses dois pilares da sociedade, existem outras formas de ter acesso a eles para que essa aliança entre os dois traga um impacto positivo e efetivo na vida das pessoas.

“Cabe à educação a formação de futuras gerações capazes de construir sua vida, compartilhar conhecimentos fundamentais e criar novos. À cultura, cabe transmitir, preservar e recriar a experiência humana. Se almejamos uma sociedade com valores democráticos centrados na autonomia, diversidade, solidariedade, justiça e equidade, não podemos prescindir da vinculação entre cultura e educação”, comenta Mariana Garcia da equipe do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Construindo e compartilhando valores Cultura e educação são instrumentos primordiais para qualidade de vida e motivação social

As alternativas existentes de acesso à indústria cultural permitem a oportunidade de ampliar o universo por meio de resgate de tradições culturais, possibilitando o trabalho do conceito de forma mais ampliada, em que cultura e educação são muito mais que um simples evento.
 

Em prol do bem-estar
Cultura tem tudo a ver com qualidade de vida, isso acontece porque participar de atividades prazerosas, como ver uma peça de teatro, ler um livro, aumenta o nível do neurotransmissor serotonina e do hormônio ocitocina, que estão associados à sensação de bem-estar.

Além disso, de acordo com Mariana, partindo de conceitos ampliados de cultura e educação, podemos dizer que essas dimensões nos fazem humanos e, portanto, expressam toda a potência do nosso desenvolvimento. “Se considerarmos o impacto no indivíduo, observamos que cultura e educação respondem aos anseios de ampliar conhecimentos, criar e expressar manifestações artísticas, de nos relacionarmos com o mundo e com o outro”, explica.
Ainda de acordo com Mariana, pesquisas nacionais e internacionais são categóricas ao comprovarem que populações sem acesso a esses direitos enfrentam condições de vida inadequadas, além de vivenciarem contextos de fragilidade das instâncias democráticas e de participação pública.

Tanto no âmbito coletivo como no individual, a cultura e a educação são aspectos que respondem à necessidade humana de bem-estar.


Desafio Social
“Na sociedade contemporânea, o desafio é a formação de pessoas que articulem diferentes saberes, comprometida com a ética e a sustentabilidade, que valorizem a diversidade e as diferenças. A escola e outros espaços educativos que criam situações de aprendizagem com essa perspectiva favorecem o desenvolvimento de um ambiente solidário, de escuta, de liberdade de expressão, de convivência e de não violência”, comenta Mariana.

A verdade é que a dupla educação e cultura possibilita experimentação, estimula a criatividade e desenvolve competências transformadoras para diferentes realidades e contextos locais.

Os próprios projetos do Cenpec buscam trabalhar de forma ampla todas essas etapas. Desde 1995, o centro de estudos desenvolve projetos de educação integral, que têm como focos a ampliação dos espaços, de múltiplas oportunidades de aprendizagem, dentro e fora da escola, com base na concepção de um desenvolvimento pleno do ser humano expresso por diferentes dimensões: física, afetiva, cognitiva, ética, estética e política.

Outro exemplo é o projeto “Educação com Arte: Oficinas Culturais” que aposta na garantia de acesso à experiência cultural e artística para adolescentes e jovens que cumprem medida de privação de liberdade, por meio de ações socioculturais (oficinas, eventos e workshops).

Por meio de projetos como esse, é possível ter a certeza de que a solução cultural e educacional é a forma mais eficiente para combater problemas dentro da sociedade, pois um trabalho benfeito interfere na autoestima, proporcionando
prazer e motivação social.





Tags: educação; formação; escola ; cultura; valores



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


1 Comentários

Foto

André Moretti

27 de Fevereiro de 2018 10:07:00

Gostei


Curti


Carregar mais comentários

V