Atividades ao ar livre melhoram o humor e relaxam a mente e o corpo

Se a altas temperaturas o desencorajam a praticar exercícios físicos, agora não há mais desculpas para não cuidar melhor da saúde. Com o tempo mais ameno, típico do outono, investir em qualidade de vida fica mais fácil e prazeroso.

E que tal cuidar de sua saúde e curtir a natureza ao mesmo tempo? A cidade oferece várias opções de lazer para a prática de exercícios em parques públicos, onde é possível investir no bem-estar sem gastar nada para isso.

Os parques são o cenário ideal para várias atividades que podem ser praticadas ao ar livre, como alongamento, andar de bicicleta, jogar vôlei, basquete, uma pelada ou até mesmo arriscar algumas manobras de skate ou patins. Basta escolher a que lhe dá mais prazer!

Como explica a fisioterapeuta Juliana Alves, aqueles que estão sem praticar nenhum tipo de exercício devem começar com moderação para evitar lesões ou contraturas. “A caminhada é um bom começo e traz inúmeros benefícios, não apenas para o organismo, como para a mente também”, diz.

Sem restrição de idade, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, melhorando o condicionamento físico, pois faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina e oxigenação do corpo.

“Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas”, explica a fisioterapeuta. “Além disso, a atividade física afasta sintomas de depressão, ansiedade e estresse”, lembra a profissional.

Você sabia?

Uma vida sedentária aliada à alimentação inadequada são os principais fatores para o surgimento de doenças, como a obesidade, dores nas articulações, doenças cardíacas, má postura, cansaço e alto nível de estresse.

A prática regular de atividades físicas ajuda na prevenção dos problemas trazidos pelo sedentarismo e permite a sensação de prazer, diminuindo os sentimentos de depressão e ansiedade.

Tão importante quanto a saúde física, a saúde mental e a social também merecem uma atenção especial. Reunir amigos no fim de tarde, ler um bom livro ou até mesmo passear com a família aos fins de semana são atividades prazerosas de se fazer nos parques, em meio à natureza. Muitos deles oferecem, inclusive, programações especiais para cada estação do ano, com exposições, feiras artesanais e apresentações. Procure o parque mais próximo a você e aproveite a temperatura agradável para conhecer novos lugares.

O importante para manter uma boa qualidade de vida é encontrar um equilíbrio entre tudo aquilo que você gosta de fazer e o que você precisa fazer.

Veja o que a caminhada pode fazer pela sua saúde:

  • Melhora a circulação: é capaz de reduzir a pressão arterial;
  • Deixa o pulmão mais eficiente: prevenindo algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite;
  • Combate a osteoporose: o impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos;
  • Afasta a depressão: quanto mais você caminha, mais endorfina (hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento) seu organismo produz, o que te dá mais ânimo;
  • Aumenta a sensação de bem-estar: podendo melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima;
  • Deixa o cérebro mais saudável: os estímulos que recebemos quando caminhamos aumentam a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos;
  • Diminui a sonolência: faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina, deixando o corpo mais disposto durante todo o dia;
  • Mantém o peso em equilíbrio e emagrece: o corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas;
  • Controla a vontade de comer: a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida;
  • Protege contra derrames e infartos: mantendo a saúde protegida das doenças cardiovasculares;
  • Diabetes: a insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que as atividades do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

Dicas para quem vai iniciar uma atividade física:

  • Realize exames médicos antes do início de qualquer atividade física;

Procure sempre a orientação de profissionais capacitados, professores registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF), para orientação da prática da atividade física;

  • Hidrate-se bem;
  • Alimente-se a cada três horas;
  • Comece com exercícios que você goste ou que tenha mais aptidão;
  • Respeite os limites do seu corpo, você o conhece melhor do que ninguém.




Tags: atividade física, caminhada, alongamento



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