Sabia que há maneiras de amenizar o cansaço? Uma delas é comer corretamente e incluir os alimentos abaixo na sua dieta:

Castanha-do-pará: Fonte de selênio, que é precursor das enzimas dos hormônios tiroidianos. Auxilia a regular o metabolismo, além do zinco que também atua contra a fadiga mental.

Salmão: Contém ômega 3, gordura que faz parte da estrutura dos neurônios, por isso auxilia no foco e concentração. Também é fonte de proteínas que ajuda na formação de tecido como músculo, órgãos, pele, unhas e cabelos.

Pães integrais, cereais integrais, arroz integral: Os carboidratos são responsáveis pelo principal estoque de energia do nosso organismo, pois ajudam a repô-la de forma rápida. Nesse caso, os integrais retêm mais nutrientes, principalmente vitaminas e minerais. Além de serem absorvidos lentamente, disponibilizando energia por mais tempo.

Semente de abóbora: Possui magnésio – mineral essencial para o organismo – que auxilia na contração muscular (gera mais força muscular) na saúde óssea e no sistema imunológico.

Ovos: São fonte de colina, aminoácido que auxilia na memória, concentração. Além da vitamina B que evita a fadiga. Vitamina do complexo B. Agem na formação do neurotransmissor acetilcolina, que auxilia na memória, concentração e evita fadiga.

Leite e derivados: Têm aminoácido, precursor da serotonina (neurotransmissor), que auxilia no bem-estar físico e no foco.

Carne vermelha: Por possuir ferro, previne a anemia – que pode causar apatia, cansaço, sonolência, dificuldade de concentração.

Germe de trigo: Fonte de zinco, participa da reconstrução das membranas celulares, auxilia na absorção de muitas vitaminas e na metabolização dos carboidratos, revitalizando o corpo e a mente.

Feijão: É uma leguminosa rica em aminoácidos, fibras e ferro. Auxilia na prevenção da anemia e também fornece energia para o organismo.

Aveia: Possui carboidratos complexos (absorvidos lentamente), proteína (necessária para formação da massa muscular), magnésio (mineral essencial para o organismo), junto com o cálcio (auxilia na saúde óssea). Disponibiliza energia para organismo de forma lenta e gradual. A vitamina E presente na aveia tem ação antioxidante, retardando o envelhecimento celular e protegendo o coração.

Créditos: Patrícia Cruz, nutricionista CRN 3 8747. Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.





Tags: alimentação; cansaço; vitamina; integrais



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2 Comentários

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André Moretti

22 de Fevereiro de 2018 13:24:19

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André Moretti

22 de Fevereiro de 2018 13:55:18

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