Dicas especiais podem deixar seu cardápio muito mais saudável

 

Alguns cuidados básicos podem deixar nossas refeições muito mais saborosas e cheias de saúde. Trocar alguns alimentos por outros é fácil e vai garantir que seu dia a dia seja muito mais nutritivo, principalmente quando falamos de diabetes; afinal, alguns cuidados podem garantir o controle melhor da insulina sem perder o sabor nos pratos.

Confira 5 truques ensinados pela nutricionista Maria Eliza Contri e bom apetite!

Use só a clara dos ovos

Que tal substituir um ovo inteiro por duas claras nas suas receitas? A parte branca dos ovos interfere na consistência, tornando as preparações mais aeradas. Sem contar que ela incrementa o preparado com proteína de excelente qualidade e, o que é melhor, reduz seu teor de colesterol.

Vá de cítricos

As frutas, como laranja e limão, são grandes aliadas na hora de preparar doces, afinal, seu sabor mais azedo contrasta bem com produtos diets, principalmente os adoçantes. E isso acontece, pois as papilas gustativas são mais sensíveis aos sabores ácidos e, por esta razão, outros sabores ficam mascarados. Além do mais, essas frutas têm vitamina C.

Pitada de canela

Essa é uma ótima saída para matar a vontade de comer doces. Você pode, por exemplo, salpicar em cima de alguma fruta (lembrando-se de sempre consultar o médico sobre as frutas e quantidade que pode ingerir!). Além disso, um estudo realizado pela Universidade de Lund, na Suécia, provou que a canela contribui também para a saciedade. Afinal, após sua ingestão, o esvaziamento do estômago é mais lento.

Tempere com vinagrete

A velha receita de cebola, pimentão, ervas, vinagre e azeite é um ótimo substituto saboroso para os molhos de salada, que são gordurosos e cheios de açúcares, e também o sal. Além disso, ele pode dar mais gosto a lanches leves com rosbife, por exemplo. Quer mais? Ele ajuda no funcionamento intestinal.

Fermento certo

Na hora de preparar o bolo próprio para sua dieta, confira no rótulo do fermento se consta o ingrediente pirofosfato de sódio. Junto com o bicarbonato, essa substância tem ação mais potente e faz o bolo crescer mais, afinal quando a receita tem restrição de açúcar, é essencial que o fermento seja potente.





Tags: açúcar, alimentação, dieta, refeições



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